O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que a construção de 50 usinas nucleares nos próximos 50 anos, anunciada na sexta-feira (12/09) pelo ministro de Minas Energia, Edison Lobão, reflete apenas uma posição pessoal. “Eu tenho uma boa relação com o ministro [Edison Lobão], mas essa informação é apenas uma posição pessoal”, disse.
De acordo com Carlos Minc, a construção de 50 usinas nos próximos 50 anos não parece “factível” devido ao próprio prazo estabelecido pelo ministro Lobão. “Acho que até lá nós nem estaremos vivos”, disse, em entrevista à Agência Brasil.
Minc revelou que recentemente participou, junto com outros ministros, de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a construção de quatro usinas nucleares no Nordeste.
Segundo Minc, Lula e outros ministros presentes à reunião se posicionaram favorável à construção dessas usinas. Minc, no entanto, disse que alertou o presidente sobre os problemas de uma usina nuclear, além do custo da energia gerada ser o dobro ao de uma usina não-nuclear.
(Por Aécio Amado, Agência Brasil, 12/09/2008)