A MetSul confirmou que um tornado atingiu quinta-feira (11/09) a cidade de Mato Leitão, no Vale do Rio Pardo. 'Dentre todos os casos de vendavais desta semana, o de Mato Leitão é o mais evidente de tornado', comentou o meteorologista Eugenio Hackbart. O tornado provocou destruição numa faixa de 100 metros de largura e 1,5 quilômetro de extensão.
Pedaços de coberturas de casas e prédios foram parar a 1 quilômetro de distância. Árvores tiveram os troncos cortados ao meio pelo vento como se tivessem sido decepadas por uma foice. 'A tempestade de curtíssima duração, a faixa extremamente bem delimitada de danos, os depoimentos da população sobre um redemoinho e as características levam a MetSul a não ter dúvida de que se tratou de um tornado', explica o meteorologista.
Segundo Hackbart, os danos observados são consistentes com um evento na categoria 2 na escala Fujita dos tornados que vai até 5, o que significa que o município pode ter sido atingido por vento de 200 quilômetros por hora ou mais em alguns pontos. 'É um milagre que não tenha havido vítimas', diz o diretor-geral da MetSul. O especialista ressalta ainda que possivelmente serão confirmados como tornados na avaliação final os vendavais registrados em Tabaí e Morro Reuter.
Adverte que estão em análise vários casos com características do fenômeno em diversos outros municípios. Ontem, os moradores de Mato Leitão fizeram mutirão para consertar os danos. Três das 56 edificações atingidas terão que ser reconstruídas.
(Correio do Povo, 13/09/2008)