A Defesa Civil de Irani, no Meio-Oeste de Santa Catarina, informou na noite de sexta-feira (12/09) que 50 pessoas ainda permaneciam abrigadas em escolas da cidade. O município foi castigado por dois temporais de granizo durante a manhã de quarta-feira (12/09).
De acordo com a secretária de Cultura e integrante da Defesa Civil, Rosa Maria Tesser, cerca de 250 casas foram atingidas. A área central e o bairro Marcom foram os mais prejudicados. O município, localizado a 40 quilômetros de Concórdia, tem 9,8 mil habitantes e está em situação de emergência. As cidades de Palma Sola e Campo Erê, no Extremo-Oeste catarinense, também sofreram prejuízos. Segundo as autoridades locais, aproximadamente 400 foram danificadas em Palma Sola e 15 em Campo Erê.
A frente fria chegou com intensas tempestades à região de Foz do Iguaçu, no Paraná, onde plantações foram destruídas. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, foram atingidas as cidades de Francisco Beltrão, Santa Izabel do Oeste, Quedas do Iguaçu, Ampére e Santa Terezinha do Itaipu. A situação mais grave ocorreu em Santa Izabel do Oeste, onde 450 residências foram destelhadas pelo granizo. A prefeitura do município informou que as pedras de gelo eram tão pesadas que danificaram até telhas de barro.
No Mato Grosso do Sul, o mau tempo chegou durante a tarde dessa sexta-feira com forte vendaval. Houve registro de capotagem de carro, quedas de árvores, pane no sistema de sinaleiras e destelhamentos em Campo Grande. Uma árvore caiu sobre um automóvel em movimento, mas o motorista não se feriu.
(Correio do Povo, 13/09/2008)