O ocapi, animal ameaçado de extinção que não era visto por cientistas na natureza havia 50 anos, foi fotografado num parque da República Democrática do Congo. A foto prova que a espécie sobreviveu à guerra civil do país.
O animal é o parente vivo mais próximo da girafa, mas seu pescoço é bem mais curto. Além disso, tem listras na perna e no lombo, como uma zebra --as listras são diferentes em cada bicho, como uma impressão digital.
Segundo a Sociedade Zoológica de Londres, há dois anos foram encontradas pegadas do animal no parque nacional Virunga. Desde então, os cientistas esperavam encontrar ocapis no local.
A espécie foi descoberta há exatos cem anos, mas não havia evidência sobre o animal desde 1958, conta Emmanuel de Merode, chefe do parque Virunga.
O acesso ao habitat dos ocapis é difícil --falta infra-estrutura e há presença de grupos armados. Com as fotos, feitas com câmeras remotas, já foram identificados três indivíduos. A partir de agora, os pesquisadores vão tentar estimar a população remanescente e sua distribuição.
(Folha online, com agências internacionais, 12/09/2008)