A Justiça do Trabalho determinou nesta sexta-feira (12/09) que as empresas contratadas para a execução das obras do BarraShoppingSul, em construção na zona sul de Porto Alegre, observem as normas de segurança previstas para a atividade.
Por unanimidade, os magistrados concluíram estar comprovado o risco nas atividades desenvolvidas sem a adoção das adequadas medidas de segurança no canteiro de obras do shopping.
Entre as medidas que precisam ser adotadas estão a instalação de proteção coletiva onde houver risco de queda de trabalhadores ou de projeção de materiais, o uso de cinto de segurança, a instalação de proteção contra quedas, e que as aberturas do piso tenham fechamento provisório resistente.
Com a decisão, os responsáveis pelas obras ficam obrigados a realizarem as mudanças de forma imediata. De acordo com o desembargador Luiz Alberto de Vargas, caso as normas não sejam atendidas, a obra pode ser embargada.
Contraponto
A direção do BarraShoppingSul informou, através da assessoria de imprensa, que as obras continuam normalmente. Também garantiu que sempre obedece a legislação e solicita que as empresas prestadoras de serviços tenham a mesma postura.
(Zero Hora, 13/09/2008)