Técnicos da Trensurb receberam no final da tarde de sexta-feira (12/09) a liberação da licença ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para que possam ser iniciadas as obras de extensão da linha até Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Atualmente, o trem vai somente de Porto Alegre a São Leopoldo.
A expectativa agora é pela liberação da verba, estimada em R$ 26 milhões, para início das obras. Os recursos, do governo federal, devem sair até o mês de novembro e servirão para a montagem do canteiro de obras. A ampliação total está orçada em R$ 654 milhões.
O superintendente de desenvolvimento e expansão da Trensurb, Humberto Kasper, destaca que a licença era uma das principais pendências para o início da ampliação. A empresa já tem um consórcio contratado para implementar a obra:
— A licença é um grande passo mas o início ainda depende dos recursos do Ministério do Planejamento. Dependemos do orçamento. O projeto executivo está fase de conclusão. Assim que o dinheiro for liberado, poderemos colocar as primeiras estacadas e começar o trabalho.
(Por Letícia Barbieri, Zero Hora Vale do Sinos, 13/09/2008)