Mais de 1,2 milhão de pessoas abandonaram suas casas no litoral do Estado americano do Texas antes da chegada do furacão Ike, que já provocou enchentes na região, fortes ventos e ondas de mais de sete metros, afirmou nesta sexta o governador texano, Rick Perry.
Autoridades de três Condados do Texas afirmam que cerca de 90 mil pessoas não cumpriram a ordem de remoção, apesar do alerta dos meteorologistas de que muitos dos que ficarem em casas de um ou dois andares enfrentam "morte certa". Em Galveston, 57 mil moradores --40% da população-- decidiram permanecer na cidade, disseram autoridades municipais.
Texanos que tentavam fugir do furacão Ike de carro aguardam resgate de helicóptero em High Island, Texas, nesta sexta-feira
Os meteorologistas prevêem que o furacão entre nos EUA pelas localidades litorâneas de Galveston e Freeport, que já começaram a registrar inundações em áreas baixas. Ike deve tocar o solo americano entre a noite desta sexta e a manhã do sábado.
Classificado como um furacão categoria 2, Ike produz ventos de até 177 km/h e está na iminência de se tornar um furacão categoria 3 na escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5.
Um furacão categoria 2 causa danos de médio porte. Seus ventos vão de 154 km/h até 177 km/h. Geralmente, furacões dessa categoria conseguem arrancar telhados, portas e estourar janelas. Árvores podem ser arrancadas e embarcações pequenas --que estiverem ancoradas em áreas na rota do furacão-- também sofrem danos.
Fortes ondas atingem casas de Galveston, no Texas; Ike deve tocar o solo texano como furacão categoria 2 ou 3 nas próximas horas
Por causa do tamanho do furacão, das águas rasas da região e de sua costa praticamente desprotegida, meteorologistas prevêem que a maior ameaça será decorrente de inundações e da massa de água que o Ike deve trazer, com 6 a 8 metros de altura.
Bachir Annane, cientista do governo americano, disse que a massa de água trazida pelo Ike pode ser catastrófica, algo inédito na costa do Texas. "Ventos não contam a história toda", disse Annane. "É o tamanho que conta a história, e esse (furacão) é um gigante."
Nesta sexta-feira (12/09) foram utilizadas equipes de resgate para tirar mais de cem pessoas de áreas que já estavam completamente inundadas.
Policiais e bombeiros ajudam na remoção de texanos em Surfside Beach, no Texas; Ike deve tocar o solo nas próximas horas
O secretário de Segurança Interna americano, Michael Chertoff, afirmou hoje, em entrevista coletiva, que o furacão poderia provocar uma catástrofe de grandes proporções. Disse ainda calcular em cerca de cem mil as casas que poderiam ficar inundadas.
O escritório de Chertoff prevê que a tempestade pode afetar em geral 572 mil residências, e que até sete milhões de casas podem sofrer cortes de energia elétrica.
Algumas empresas de medição de risco calculam que o dano potencial que pode ser provocado pelo ciclone teria avaliação entre US$ 5 bilhões e US$ 25 bilhões.
O furacão se movimenta em sentido oeste-noroeste a cerca de 19 km/h, e tão logo entre no Texas seguirá uma trajetória rumo ao norte.
(Folha online, 12/09/2008)