O incêndio no Parque Estadual Três Rios, em Teresópolis (RJ), que começou no final de semana, já destruiu 50 hectares de vegetação, o equivalente a 50 campos de futebol, segundo o Instituto Estadual de Florestas. Ainda existem focos, mas a situação já está sob controle. O presidente do instituto, André Ilha, afirma que incêndios são comuns nesta época do ano e que na maioria das vezes eles são causados por queimadas.
"Os incêndios florestais são a pior forma de destruição da Mata Atlântica. Eles destroem a flora, também a fauna, e, inclusive, os microorganismos do solo, que são fundamentais para a fertilidade. E a regeneração é muito lenta nesses ambientes, em costas de grande declividade e em altas altitudes", explicou.
Na semana passada, houve um incêndio no Parque Estadual do Desengano que foi responsável pela destruição de outros 15 hectares de mata. Segundo André Ilha, o incêndio foi causado propositadamente, uma vez que os focos iniciais foram encontrados em diversos pontos.
O Instituto Estadual de Florestas é responsável pela fiscalização das áreas florestais. Por não possuir infra-estrutura suficiente para fiscalizar todo o estado do Rio, a prioridade são os parques.
(Agência Brasil, 12/09/2008)