A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) marcou para 31 de outubro o leilão das linhas de transmissão das usinas hidrelétricas que serão construídas no rio Madeira, em Rondônia.
O leilão, previsto para as 10h na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, ofertará a concessão de sete lotes com as linhas de transmissão e subestações que vão conectar as usinas do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
O complexo do Madeira é formado por duas usinas já leiloadas: Santo Antônio, que será construída pelo consórcio liderado por Furnas/Odebrecht, e Jirau, pelo consórcio encabeçado pela Suez Energy. As duas usinas juntas terão capacidade para gerar 6.450 megawatts.
O edital será publicado na sexta-feira e os investimentos previstos pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) são de 7,21 bilhões de reais. A previsão é de que as obras estejam concluídas entre 36 e 50 meses a partir da data de assinatura dos contratos, em janeiro de 2009.
A Aneel informou ainda que o leilão será dividido em duas etapas. Na primeira vai definir a tecnologia que será utilizada nas linhas. Na segunda, será escolhido o vencedor do leilão pela oferta da menor receita admitida pelo investidor, como nos demais leilões de energia elétrica.
(Por Denise Luna,
Reuters, 11/09/2008)