O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que as reservas de Iara, segunda maior jazida de petróleo da camada pré-sal já identificada no país, devem começar a ser exploradas em até dois anos.
De acordo com o ministro, o poço pode chegar a 4 bilhões de barris e possui, com base nas sondagens feitas pela Petrobras, petróleo leve e de melhor qualidade, que corresponde à metade do volume encontrado no Campo de Tupi.
Entenda o que é a camada pré-sal "Há 30 dias, a Petrobras descobriu petróleo no campo de Iara, mas não soube quantificar o que havia encontrado. Após novas sondagens, concluiu que temos reservas gigantes de petróleo a cerca de 6.080 metros de profundidade, na camada pré-sal", disse Lobão ontem (10) em Manaus.
Segundo Lobão, Iara está em uma área de cerca de 300 quilômetros quadrados, a aproximadamente 230 quilômetros do litoral da cidade do Rio. Segundo a Petrobras, a área é vizinha ao megacampo de Tupi, e o indício de óleo havia sido comunicado no dia 7 de agosto.
"Com o campo de Iara e de Tupi, o país passará a ter uma reserva certificada da ordem de 26 bilhões de barris", acrescentou.
Bolívia Com relação à explosão de um gasoduto na Bolívia, Edison Lobão informou que o Brasil não foi prejudicado até o momento porque possui uma reserva para suprir a necessidade de gás. De acordo com o ministro, houve interrupção do fornecimento de cerca de 5 milhões de metros cúbicos de gás.
"Havia uma reserva para suprir esse gás que faltou. Mas, com a explosão, ainda não dá para quantificar quanto será a perda de gás no envio para o Brasil", afirmou.
Diariamente, a Bolívia envia ao Brasil 31 milhões de metros cúbicos de gás natural.
(Agência Brasil,
Folha Online, 11/09/2008)