A campanha eleitoral em Guaíba ganhou novo ingrediente com o anúncio de expansão da Aracruz no município. A promessa de novos empregos coincide com a preocupação dos candidatos em relação a um provável aumento da demanda por serviços públicos, como saúde, educação e infra-estrutura.
Apesar de reconhecer a importância de investimentos, Nelson Cornetet (PPS) mostra receio quanto a um possível inchaço populacional decorrente da chegada de operários para trabalhar durante e após as obras de expansão.
Para Henrique Tavares (PTB), a maior necessidade é qualificar mão-de-obra, o que inibiria o crescimento demográfico exagerado.
Nóbrega (PSDB) vislumbra menor dependência da população em relação ao mercado de trabalho da Capital.
Beto Quadros (PMDB) destaca a importância de uma parceria com a Aracruz para melhorar o sistema viário local, que geraria benefícios para o escoamento da produção da empresa e para o transporte rodoviário.
Junto à discussão em torno dos novos investimentos, continua presente o problema do transporte intermunicipal. A passagem de ônibus de Guaíba para Porto Alegre ainda é a mais cara da Região Metropolitana.
(Zero Hora, 12/09/2008)