Infiltração na caixa d´água do colégio estadual do bairro Boa Saúde prejudica alunos
A preparação da merenda ou o simples desejo de saciar a sede com um copo d’água está se tornando um sacrifício para alunos, professores e funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental do bairro Boa Saúde, em Novo Hamburgo. Sem água potável há mais de 30 dias devido a infiltrações na caixa d’água do prédio, os mais de 250 alunos têm poucas opções: trazer de casa a bebida ou pegar em uma torneira externa. Uma aluna da 6.ª série, que prefere não se identificar, sente-se incomodada com a situação. “Isso nos prejudica, até as merendeiras precisam buscar água fora do colégio’’, conta a estudante. Uma funcionária da escola, que também não quer ser identificada, confirma as informações, mas esclarece que, para os banheiros, a água está sendo utilizada, por não apresentar riscos aos alunos.
A diretora Mariângela Sarmento não permitiu a entrada da equipe de reportagem do Jornal NH nas dependências da escola. Está previsto para hoje o início das obras de restauração. “Todas as medidas já fora tomadas’’, argumentou Mariângela.
De acordo com a responsável pela 2.ª Coordenadoria Regional de Educação, Terezinha Roque, já foi autorizada a recuperação da cobertura e do reservatório elevado de água da escola pela Secretaria Estadual da Educação, por meio da Divisão de Obras Escolares do Departamento Administrativo. “As secretarias da Educação e de Obras têm sido sensíveis às demandas das escolas da nossa região, oportunizando avanços em situações antigas, como no caso da escola do bairro Boa Saúde’’, defendeu Terezinha.
(Jornal NH, 11/09/2008)