A carreta estava com o tanque cheio de GLP, mas não houve vazamento Técnicos do EIPE - Setor de Operações de Emergência e da Agência Ambiental do Ipiranga da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - Cetesb acompanharam durante a madrugada e pela manhã desta quarta-feira (10/09), as providências para sanar os problemas causados pelo tombamento de uma carreta com o tanque cheio de GLP - Gás Liquefeito de Petróleo, na Avenida dos Estados com a Avenida Engenheiro Tomas Magalhães, no Parque São Lucas, na divisa entre São Paulo, São Caetano do Sul e Santo André. Não houve vazamento do produto.
Para Companhia de Engenharia de Tráfego - CET, o condutor do caminhão-tanque, com capacidade para transportar 23 toneladas, da empresa Rodomeu, de Piracicaba, que vinha da base de armazenamento de GLP da Utingás, em Santo André, e se dirigia à Liquigás, em Osasco, perdeu o controle do veículo na curva da Tomás Magalhães, atingindo um poste e danificando a rede elétrica no local, e teve sua cabine incendiada.
O acidente teria ocorrido por volta das 22h de terça-feira (09/09).
A Cetesb foi acionada, pelo Centro de Controle Integrado da Subprefeitura de São Paulo, às 00h04 da manhã de hoje, 10.09, dirigindo-se imediatamente para o local, onde acompanhou os trabalhos emergenciais conjuntamente com o Corpo de Bombeiros e os outros órgãos envolvidos.
Seguindo orientação dos técnicos da Cetsb e do Corpo de Bombeiros, optou-se pelo destombamento através de uma conjugação de forças com dois guindastes, sendo um operando o içamento e outro aparando o conjunto, equilibrando desta forma o peso do vaso e evitando uma movimentação abrupta do mesmo. A operação foi realizada com sucesso e o tanque, que não apresentou avarias em sua estrutura e válvulas, será puxado por um novo cavalo mecânico até sua origem, em Utinga, para os devidos procedimentos de descarga, em segurança.
(Por Mário Senaga,
Ascom Cetesb, 10/09/2008)