Cerca de 300 animais apareceram nas praias de Santa CatarinaA Polícia Militar Ambiental está começando a dar banho nos cerca de 300 pingüins que apareceram sujos de óleo nas praias de Santa Catarina.
Segundo o sargento Marcelo Duarte, primeiro os animais foram alimentados e hidratados para se recuperarem. Agora, estão recebendo os banhos de despetrolização para a retirada do óleo. O trabalho é feito na sede do Pelotão da Polícia Ambiental, no bairro Rio Vermelho, em Florianópolis.
Os pingüins são lavados em água com detergente, esfregados e depois enxaguados para a retirada do produto de limpeza. Depois do banho, são colocados em uma sala onde ficam embaixo de um secador. Cerca de cem animais já foram limpos.
— A gente pretende, daqui mais uns 12 dias, depois que eles recuperarem a gordura natural das penas, fazer a soltura desse animais — disse o sargento.
Quase 90 voluntários participam da recuperação dos pingüins.
Segundo o sargento, nos últimos dias não foram mais encontrados animais sujos de óleo. Os policiais não conseguiram detectar a origem do vazamento.
— Não tivemos problema nem no Paraná nem no Rio Grande do Sul com óleo. A mancha desapareceu.
(RBS TV,
Diário Catarinense, 10/09/2008)