Em discurso nesta quarta-feira (10/09), o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que a Petrobras garantiu o cumprimento do acordo firmado quando a empresa, em consórcio com os grupos Ultra e Braskem, assumiu o controle do grupo Ipiranga. Segundo o senador, a Petrobras informou que vai também aumentar os investimentos na refinaria localizada no município de Rio Grande (RS) e poderá fazer contratações.
Paim informou que ouviu denúncias de que não estaria sendo cumprido o acordo firmado em 2007, quando a Ipiranga foi adquirida pelo consórcio do qual faz parte a Petrobras. O acordo previa que não haveria redução dos investimentos da Ipiranga no Rio Grande do Sul nem demissão de trabalhadores. Para esclarecer as denúncias, o senador realizou, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, reunião com a participação de representantes da Petrobras, de entidades sindicais do setor e de parlamentares estaduais e federais.
- Esse foi um encontro positivo em que ganham a cidade de Rio Grande, o estado, a Petrobras, os trabalhadores e todo o povo brasileiro - comemorou Paim.
O senador também informou que no dia 3 de novembro a Petrobras deverá apresentar um plano de investimentos para fortalecer a refinaria da Ipiranga em Rio Grande.
(Por Moisés de Oliveira Nazário, Agência Senado, 10/09/2008)