A instalação de distribuidores de sacos plásticos para o recolhimento de dejetos de animais em praças, parques e vias de grande movimentação em Porto Alegre deverá ocorrer até o final do mês. A previsão é do diretor do DMLU, Mário Moncks. Em um primeiro momento, serão definidos dez pontos – entre eles o Parque da Redenção, o Parcão e o parque Marinha do Brasil. Os distribuidores ficarão próximos às lixeiras, facilitando depois o descarte do saco plástico usado.
Pelo fato de ser realizada em parceria com a iniciativa privada, a instalação dos distribuidores de sacos não vai gerar custos à prefeitura. A licitação para executar o projeto foi vencida pela empresa Externa Publicidade. 'Não haverá custo para a administração pública. Ficaremos apenas com a responsabilidade de realizar periodicamente a coleta dos sacos usados', disse Moncks. A reposição do material caberá à empresa que venceu a licitação.
A legislação municipal, aprovada em dezembro de 2002, obriga o recolhimento dos resíduos fecais de animais conduzidos em espaços públicos. É de responsabilidade dos agentes fiscalizadores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A primeira abordagem é para alertar e orientar a população a recolher os resíduos. Se o descumprimento da lei persistir, poderá ser aplicada multa de R$ 240,00. Mesmo assim, nem todos os donos de animais retiram os resíduos deixados por seus animais em praças e nas ruas.
(Correio do Povo, 11/09/2008)