O Reino Unido e o Bangladesh lançaram, em Londres, um apelo conjunto para um novo acordo global que combata as consequências catastróficas do sobre-aquecimento do planeta. "As alterações climáticas são a crise dos nossos dias e não um risco futuro. Já estão a afectar milhões de pessoas no Bangladesh", comentou Douglas Alexander, secretário britânico para o Desenvolvimento Internacional, lembrando a subida do nível do mar e a diminuição das colheitas agrícolas num país com 153 milhões de habitantes.
"Mas a adaptação no terreno não chega. Acreditamos que devemos agir a nível global", acrescentou. O Governo britânico anunciou hoje um financiamento de 93 milhões de euros para ajudar o Bangladesh e os seus habitantes a adaptarem-se às alterações climáticas.
Mirza Azizul Islam, conselheiro financeiro para o Governo interino do Bangladesh, apelou à comunidade internacional para se esforçar e conseguir um consenso para o sucessor do Protocolo de Quioto, em Copenhaga, no final de 2009. Quioto expira em 2012. Este responsável anunciou que hoje o Bangladesh apresentou o seu Plano de Acção para as Alterações Climáticas.
(Reuters, Ecosfera, 11/09/2008)