No recinto da Expo Saragoça, Espanha, será criado um instituto de investigação internacional dedicado às alterações climáticas, a inaugurar em 2009, revelou esta semana a ministra espanhola da Ciência e Inovação, Cristina Garmendia. “Não pouparemos meios para conseguir que este centro seja uma referência mundial nas investigações sobre alterações climáticas”, disse a ministra, citada pelo “El Mundo” online.
“Porque queremos ser líderes mundiais, faz falta coordenar uma equipa global que tome as decisões com base no conhecimento climático”, acrescentou. Segundo o jornal, ainda não há nenhum nome para liderar o centro. No entanto, a ministra garantiu que o instituto estará a funcionar nos primeiros meses do próximo ano.
A Expo de Saragoça termina este domingo. Para marcar esta cerimónia será adoptada uma “Carta da Água”, que inclui uma “Declaração Ética da Água”, assinada por 16 personalidades mundiais, como Mário Soares, Mikhail Gorbachov, Marina Silva (antiga ministra brasileira do Ambiente) e Danielle Mitérrand. Esse documento vai propor que a água e a alimentação sejam direitos universais.
(Ecosfera, 11/09/2008)