O muro na fronteira entre Arizona, nos Estados Unidos, e Sonora, no México, causará danos ao meio ambiente ao ameaçar o corredor ecológico da região, assegurou hoje à Agência Efe um especialista. "Há várias coisas que devemos considerar, mas acho que atualmente já existe um impacto ecológico desde o momento que começou a construção", explicou Sergio Ávila, biólogo e educador ambiental.
O biólogo, da organização Sky Island Alliance, com sede em Tucson, informou que a região fronteiriça entre Arizona e Novo México é um corredor importante de biodiversidade que inclui zonas montanhosas e desertos que abrigam uma ampla variedade de animais e plantas.
"Os animais não conhecem fronteiras, ao bloquear estes corredores biológicos corremos o risco de afetar o ciclo de reprodução e os processos de distribuição natural e controle de população de presas", comentou. Atualmente estão em andamento vários projetos para ampliar o muro fronteiriço ao longo dos limites entre EUA e México, como parte de uma resolução aprovada pelo Congresso federal e assinada em 2006 pelo presidente americano, George W. Bush.
(UOL, 10/09/2008)