Dois fortes terremotos atingiram o nordeste das Ilhas Moluccas, na Indonésia, e a Ilha de Hokkaido, no norte do Japão, nesta quinta-feira. O primeiro, com magnitude de 6,6 graus na escala Richter, teve seu epicentro a 120 quilômetros ao norte da cidade de Ternate, de acordo com o órgão de monitoramento americano, US Geological Survey.
O terremoto no Japão ocorreu poucos minutos depois, atingindo 7,2 graus de magnitude. Seu epicentro, na costa de Hokkaido, foi a 220 quilômetros a leste da capital, Sapporo. Ainda não há notícia de mortos ou feridos. Nos dois casos foram dados alertas de tsunamis que, mais tarde, foram cancelados.
No Japão, foram colocadas em prática normas para lidar com possíveis ondas gigantescas. "Muita gente foi levada para áreas mais elevadas", disse Jan Chadzynski à BBC. "Minha filha está na escola elementar aqui, todas as escolas foram evacuadas e (as crianças) levadas para o telhado", afirmou.
Um terremoto na costa da Indonésia em 2004 provocou um tsunami na Ásia que matou aproximadamente 220 mil pessoas na região do Oceano Índico. Indonésia e Japão ficam no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma das áreas com maior atividade sismológica do mundo.
(BBC, 11/09/2008)