Serão retomados nesta quinta-feira (11/09) os trabalhos de remoção do solo contaminado pelo derramamento de tolueno disocianato, produto utilizado na fabricação de espuma, ocorrido em função de acidente envolvendo três caminhões no km 244 da BR 290, entre Pantano Grande e Cachoeira do Sul. O acidente foi atendido por equipe do Serviço de Emergência Ambiental (Seamb) da Fepam, que retornou a Porto Alegre.
O tráfego de veículos flui normalmente, embora o caminhão continue tombado fora da pista. Já foi efetuado o transbordo do produto, porém a remoção de solo contaminado de uma área de 1 mil e 500 metros com raspagem de retroescavadeira deverá se estender até sexta-feira (12). O produto espalhado no solo também está sendo succionado.
No acidente, vazaram 25 mil litros do produto, atingindo uma plantação de trigo. Conforme os técnicos da Fepam, engenheiro químico André Milanez e a bióloga Cleonice Kazmirczak todo o material removido será enviado para uma Central, onde receberá tratamento adequado.
(Sema, 11/09/2008)