Equipe da CETESB atendeu a um incêndio em depósito de produtos químicos na Universidade Nacional de Honduras. A pedido da Organização Panamericana de Saúde – OPS, uma equipe do Setor de Operações de Emergência da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB atendeu, no dia 26 de agosto último, a uma ocorrência envolvendo produtos químicos perigosos nas dependências da Faculdade de Química e Farmácia da Universidade Nacional Autônoma de Honduras - UNAH, em Tegucigalpa.
Com o auxílio de equipamentos portáteis de detecção, os técnicos Jorge Gouveia, gerente do Setor de Operações de Emergência, e Agnaldo Vasconcellos, realizaram medições das concentrações dos gases no local, resultantes da combustão dos reagentes químicos durante o incêndio ocorrido no depósito da escola.
A preocupação da OPS decorreu da emanação de gases e vapores inflamáveis, tóxicos e corrosivos, que ainda se encontravam presentes no depósito, bem como dos resíduos carreados pela água utilizada no combate ao incêndio e dos materiais queimados. Ao final, entregaram à OPS de Honduras um relatório com orientações para os procedimentos de remoção e armazenagem temporária dos resíduos, além de recomendações para a adequação do depósito dos produtos químicos.
A CETESB é, desde 1992, o único Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde e Organização Panamericana de Saúde – OMS/OPS, na preparação de respostas a emergências em casos de desastres com produtos químicos perigosos em países da América Latina e Caribe. Com essa finalidade, os técnicos do Setor de Operações de Emergência atuam para minimizar os impactos causados por esses episódios, tanto nas atividades do processo industrial quanto no transporte e na armazenagem de produtos químicos perigosos.
Além das atividades de apoio relacionadas com os atendimentos emergenciais, o setor também elabora e gerencia planos de emergência e realiza cursos de capacitação, no Brasil e no Exterior, repassando a sua experiência e conhecimentos adquiridos desde 1978, quando atenderam ao primeiro grande acidente ambiental envolvendo vazamento de petróleo no Estado de São Paulo, no dia 9 de janeiro daquele ano, quando o navio-tanque Brazilian Marina derramou cerca de seis mil toneladas de óleo no Canal de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo.
(Por Renato Alonso e Agnaldo Vasconcellos
, Ascom Cetesb, 09/09/2008)