O Fórum internacional sobre mudanças climáticas, o diálogo de saberes e a amostra de cinema indígena, afro e boliviano são algumas das atividades principais do Terceiro Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo Sobre Meio Ambiente, que será realizado entre os dias 9 e 12 de setembro deste ano, em Bogotá, Colômbia.
63 produções de 18 países se inscreveram para este Festival sobre meio ambiente. Destas, foram selecionados 25 filmes que entraram no concurso pelo KUNTUR (estatueta que simboliza o espírito Sul Americano). Dentro da amostra se realizará a premiação dos filmes "Trelew" da diretora argentina Mariana Arruti e "Héctor Acebes, el ojo de un aventurero", do diretor colombiano Juan Carlos Delgado. O país convidado, Bolívia, participará com uma amostra especial de Cinema e haverá uma amostra de Cinena Indígena, de Cine Afro e de Ecocine.
Na programação do festival, acontecerá o Fórum e Diálogo de Saberes sobre mudanças Climáticas, o qual contará com a presença de convidados nacionais e internacionais que apresentarão seu ponto de vista sobre estes temas. Também será inaugurada no Festival a exposição de vinhetas ambientais "El Chaparrón", do artista espanhol Andrés Rábago.
Ainda na inauguração do Festival será lançada, na Colômbia, o último exemplar da Revista Verde, meio de comunicação ibero-americana e independente, dedicado à Água. O encerramento ficará por conta das manifestações artísticas e musicais dos grupos: Majuy - Niños Muiska de Cota, Waira Tusui e Tinku (danças tradicionais da Bolivia), Caminata, Wiphalas, Palenque Blues, Alegres Kankuamos, Skartel e Conector.
(Adital, 09/09/2008)