Cerca de 30 especialistas provenientes do Paraguai, Brasil, Bolívia e Argentina avaliaram o estado de ameaça das espécies de peixes segundo os critérios da Lista Vermelha da UICN, na bacia do rio Plata. Segundo os resultados, foram avaliadas 192 espécies, 11 das quais foram catalogadas como "ameaçadas" e 50 como "Dados Insuficientes". É a primeira vez que se realiza uma avaliação deste tipo a nível regional para peixes de água doce.
A atividade foi realizada na programação da "Oficina avaliação Sub-regional de Peixes da bacia do rio Plata: Paraguai e Argentina". O encontro científico teve por objetivo avaliar o estado de ameaça das espécies de peixes presentes na área de estudo, utilizando as categorias e critérios da Lista Vermelha da UICN, versão 3.1.
Organizada pela Fundação Proteger, da Argentina; Guyrá Paraguai, e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), Escritório Sudamérica, com sede em Quito, a oficina reuniu 30 especialistas considerados como referentes na temática a nível da bacia.
Avaliaram-se 192 espécies, 11 das quais foram catalogadas como "Ameaçadas" e 50 como "Dados Insuficientes". O estudo remarca a necessidade de seguir desenvolvendo esforços de investigação, tendo em conta que estas espécies com dados escassos poderiam ser consideradas como ameaçadas - dentro das categorias da Lista Vermelha da UICN, mas no momento não se conta com a informação suficiente para avaliá-las.
(Adital, 09/09/2008)