Representantes do Grupo de Trabalho do Amianto da Câmara dos Deputados visitaram, nesta terça-feira (09/09), uma mina em Bom Jesus da Serra (BA) e encontraram, segundo o relator do grupo, deputado Edson Duarte (PV-BA), um "quadro gravíssimo", com diversas irregularidades que colocam em risco a saúde dos moradores da região.
"Embora os riscos do amianto sejam tratados há algum tempo, encontramos uma cidade assustada, pois há crateras abertas que expõem o amianto por todos os lados. O mineral foi usado para pavimentar ruas e como alicerce de casas e escolas. Também ouvimos muitas histórias de gente doente; praticamente todo o mundo tem um caso para contar de parente doente ou morto por causa de males provocados pelo amianto", declarou Duarte.
Nesta quarta-feira (10/09), o grupo visitará a Universidade Estadual do Sudoeste Baiano, em Vitória da Conquista (BA), para obter números sobre os impactos do amianto na saúde dos habitantes da região.
A intenção do grupo é levantar dados que permitam a cobrança de providências para possibilitar a identificação da área de ocorrência do amianto e o seu isolamento. "Muita gente pega pedras no lugar, faz piquenique na principal escavação e pesca sem nenhuma advertência; não há qualquer placa ou alerta, é uma área livre", informou o deputado Edson Duarte. "O governo estadual e a prefeitura precisam tomar providências para impedir o acesso à mina", acrescentou.
(Por Rodrigo Bittar, Agência Câmara, 09/09/2008)