Foram 3.400 km em nove dias de sobrevôos no litoral do Brasil e do Uruguai. No último domingo, foi concluída uma expedição de monitoramento de baleias francas que registrou 188 animais. A iniciativa do Projeto Baleia Franca em parceria com a Organización para la Conservación de Cetáceos - Uruguay (OCC-Uruguay) começou no dia 30 de agosto em Punta del Este (Uruguai) e terminou em Macaé (RJ).
Segundo a entidade brasileira, esta foi a mais longa expedição de monitoramento de baleias já realizada no mundo. O projeto apontou a presença de 156 baleias francas (incluindo 58 filhotes) em águas brasileiras e 32 em águas uruguaias. Boa parte delas foi avistada em Santa Catarina, que continua sendo o Estado com maior concentração da espécie.
Entre os animais fotografados na costa brasileira, os pesquisadores encontraram três raras baleias albinas --duas adultas e um filhote, nascido neste ano. No geral, o número registrado pelo projeto (que teve apoio da Força Aeronaval Uruguaia e da Petrobras) indica a continuidade da recuperação da espécie, ainda bastante ameaçada, que utiliza a costa do Uruguai e do sudeste brasileiro para reprodução.
Entre as ações decorrentes da conclusão do projeto estarão atividades educativas para a proteção da espécie.
(Folha Online, 09/09/2008)