O deputado Antônio Aguiar (PMDB) vai representar a Assembléia Legislativa de Santa Catarina (AL-SC) nesta segunda-feira (08/09), na cerimômia de entrega da 15ª edição do Prêmio Fritz Mülller, principal comenda ambiental de Santa Catarina, que irá contemplar duas empresas do Planalto Norte: a Companhia Canoinhas de Papel é destaque na categoria de gestão ambiental, e a Rigesa, de Três Barras, por ações de educação preservacionista.
A Assembléia Legislativa também receberá o prêmio pelo trabalho realizado no programa “Consciência Limpa”, que incentiva a separação e reciclagem de materiais como papel, plástico e metal.
O prêmio é concedido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) a empresas sediadas no Estado que se destacaram no controle da poluição gerada nos processos de produção industrial. Também é outorgado para órgãos públicos e organizações não-governamentais que implementam ações em favor da preservação e da educação ambiental.
O prêmio foi criado em 1982, em homenagem ao naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que fez história em Blumenau nos primórdios da colonização alemã no Vale do Itajaí. A solenidade de premiação acontecerá no Morro das Pedras Praia Hotel, reunindo 45 destaques nas categorias gestão ambiental; áreas de preservação; qualidade da água; destinação de resíduos; educação ambiental; recuperação de áreas degradadas e personalidade ambiental.
O presidente da Fatma, Carlos Kreuz, entende que o prêmio Fritz Müller é o reconhecimento a empreendedores e instituições que desenvolvem projetos com a preocupação voltada ao meio ambiente. “Hoje, é inconcebível um projeto sem a preocupação ambiental”, ele avalia. “Premiar essas ações é motivo de satisfação porque faz aumentar o rol de pessoas e entidades que pensam no meio ambiente como forma de vida, atual e futura”.
O deputado Antonio Aguiar, por sua vez, observa que a questão ambiental está também inserida na agenda política, especialmente na Assembléia Legislativa, que ainda este ano iniciará o debate do novo código ambiental de Santa Catarina, com a previsão de realizações de uma série de audiências públicas em todas as regiões do Estado.
(Por Evory Pedro Schmitt, AL-SC, 08/09/2008)