O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ontem (8) que em 20 dias estará pronto o estudo da comissão interministerial que analisa as formas de exploração e comercialização do petróleo da camada do pré-sal.
"Ninguém tomou nenhuma decisão por estatal, estou dizendo a vocês que temos várias alternativas para sugerir ao presidente da República, ele é quem vai decidir", afirmou.
Segundo ele, a possibilidade de a Argentina ser um parceiro do Brasil na exploração do petróleo do pré-sal, conforme declarações do presidente Luiz Inácio Lila da Silva, existe para todos os países, não só para o país vizinho.
"A Petrobras está fazendo uma grande encomenda de navios petroleiros, de sondas, de plataformas, e o presidente deseja que a Argentina, na medida do possível, participe desse esforço oferecendo seus serviços técnicos que no futuro operarão no pré-sal", disse.
As declarações do ministro foram dadas ao deixar o almoço em homenagem à presidente da Argentina, Cristina Kirchner, no Ministério das Relações Exteriores.
(Agência Brasil,
Valor Online, 08/09/2008)