Evento promovido pela Rede Vale de Comunicação reunirá alunos, professores e profissionais da área ambiental na Univates
O meio ambiente estará em pauta amanhã, no auditório do prédio 3 da Univates. Professores e alunos, bem como profissionais da área ambiental, abordarão a temática a partir das 8h15min, no seminário A Importância da Informação Ambiental na Educação. O evento é organizado pelo projeto Meio Ambiente na Escola, que circula todos os meses no jornal O Informativo do Vale. A iniciativa da Rede Vale de Comunicação teve início em junho do ano passado, com o objetivo de levar a informação ambiental aos educandários de Ensino Médio das redes pública e particular dos municípios da região.
Conforme a coordenadora da ação, Miriam Volkmer Destefani, os organizadores esperam repetir o sucesso da primeira edição realizada em 2007. Até a tarde de ontem havia cerca de 120 inscritos de cidades como Vespasiano Corrêa, Anta Gorda, Progresso, Lajeado, Estrela e Bom Retiro do Sul. Eles terão a oportunidade de assistir à palestra da bióloga e funcionária da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico de Estrela, Jaqueline Spellmeier, que fala sobre "A importância dos banhados". Depois, o engenheiro agrícola e professor da Univates Glauco Schultz aborda a "Organização ambientalmente correta da pequena propriedade rural". Ainda no período da manhã, os interessados serão conduzidos ao Museu de Ciências da Univates.
Durante a tarde, as atividades seguem com o mestre em Geociência e coordenador técnico do programa Pró-Rio Uruguai - Aqüífero Guarani da Secretaria da Irrigação e Usos Múltiplos da Água do Estado, Henrique Carlos Fensterseifer, que destaca "O uso das águas". Já o biólogo e mestre em Botânica Emerson Musskopf encerra com "Uma visão da biologia sobre o meio ambiente urbano". Os parceiros do seminário são Conpasul, Univates, Faros, Olycenter e Charrua. Os interessados podem fazer a inscrição pelo site ou (51) 3726-6708, até as 18h de hoje.
(O Informativo do Vale, 09/09/2008)