Lisboa e Setúbal são os distritos do país que mais enviam para reciclagem pilhas e baterias. No ano passado, a Grande Lisboa reciclou mais de três milhões destes resíduos, ou seja, 40 por cento do que é enviado para reciclagem em Portugal, informa hoje a entidade gestora, Ecopilhas.
Em segundo lugar surge o Litoral – Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria – contribuindo com 20 por cento do total nacional, segundo o estudo sobre o desempenho dos portugueses relativamente à entrega de pilhas e baterias usados por região.
O Grande Porto surge em terceiro lugar, com 15 por cento. A Região Interior Norte – Bragança, Castelo Branco, Guarda, Santarém, Viseu e Vila Real – representa dez por cento das entregas.
As recolhas têm sido menos significativas nas ilhas da Madeira e Açores, na região do Algarve e no Interior Sul, em parte, pela “relação entre a quantidade de recolhas e a densidade populacional destas regiões”, explica a Ecopilhas.
Desde o início da sua actividade, em 2004, a Ecopilhas já recolheu mais de 61 milhões de unidades de pilhas e acumuladores usados. O seu sistema de recolha envolve mais de 1600 entidades – como empresas, escolas, supermercados, hospitais -, responsáveis por mais de 15 mil pontos de recolha.
(Ecosfera, 08/09/2008)