A plataforma oceânica P-53 tem sua saída do Porto do Rio Grande prevista para acontecer a partir do próximo dia 15, podendo ocorrer neste dia. Conforme a Petrobras, até ontem não havia confirmação da data porque isso depende também da posição de outras instituições e órgãos. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) ontem começou a agilizar os preparativos para a saída da plataforma.
Como para a P-53 passar pelo canal de acesso sem problemas terão que ser retirados os cabos aéreos da linha de transmissão de energia para São José, a qual atravessa o canal, três grupos de geradores foram instalados no Município para abastecê-lo. E na tarde de ontem, a CEEE iniciou os testes para verificar o funcionamento deles. Até o fechamento desta edição, dois deles já tinham sido testados e os resultados eram positivos. Faltava apenas um.
Um grupo de geradores está instalado na zona urbana de São José do Norte, outro na localidade de Tesoureiro e outro em Bujuru. Conforme o chefe do Centro Regional Litoral Sul da CEEE, Álvaro Azambuja, os três geradores juntos têm capacidade de geração de 8.5 megawats. Para o abastecimento do Município são necessários 5.2 megawats, mas um grupo ficará à disposição para ser usado caso ocorra algum problema.
Se for confirmada a saída da P-53 no próximo dia 15, segundo Azambuja, a retirada dos cabos da linha de transmissão deve ser iniciada hoje, 9. Ao todo, são quatro cabos a serem retirados pela empresa HotLine, que já realizou esse serviço anteriormente. Os geradores serão acionados assim que se iniciar a retirada dos cabos.
Após a passagem da plataforma, serão colocados novos cabos aéreos, para evitar possíveis rupturas, pois os existentes hoje foram muito tracionados anteriormente. Essa operação toda será feita por meio de parceria entre a CEEE e a Petrobras. Posteriormente, os cabos aéreos serão substituídos por subaquáticos.
(Por Carmem Ziebell, Jornal Agora, 09/09/2008)