A Comissão Parlamentar de Inquérito das Organizações Não-Governamentais (ONGs) reúne-se nesta terça-feira (09/09) à tarde, após a ordem do dia da sessão plenária, com o objetivo de examinar uma pauta com 32 requerimentos, entre os quais pedidos de transferência de sigilos bancários e fiscais de várias ONGs e de seus respectivos presidentes.
A CPI também deverá votar a convocação de vários diretores dessas entidades para que prestem esclarecimentos sobre o esquema de liberação de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as ONGs, objeto de operação da Polícia Federal.
Também poderão ser votados requerimentos de transferência, à CPI, de informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) de pessoas suspeitas de envolvimento no esquema de desvio de recursos públicos.
A CPI da ONGs foi criada com o objetivo de apurar a liberação, pelo governo federal, de recursos públicos para ONGs e também para organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), bem como a utilização, por essas entidades, desses recursos e de outros por elas recebidos do exterior a partir de 1999 até 8 de novembro de 2007.
(Por Valéria Castanho, Agência Senado, 08/09/2008)