Desafios e perspectivas do agro-negócio. Este é o tema do 3º Seminário de Agricultura e Pecuária
Promovido pelo Sindicato Rural de Santiago, o evento será dia 10 de setembro, no Grêmio de Subtenentes e Sargentos. Às 8h, o tema Formação do preço de venda da carne e implicações para o produtor dá início ao encontro, com o debate ministrado pelo professor do Departamento de Zootecnia da UFSM e sócio da Progepec Consultores Associados Ltda. Integração da pecuária com a lavoura: como melhorar o seu solo e ainda incrementar a sua renda será debatido, a partir das 9h30, com o professor do Departamento de Plantas Forrageiras e Agrometeorologia da Ufrgs, Paulo César de Faccio Carvalho. Às 10h45, Aquecimento ou histeria global será discutido por Luiz Carlos Baldicero Molion, professor associado e diretor do Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT)/UFAL. Depois do almoço, que será no local mesmo, o seminário reinicia às 13h30, com o tema Licenciamento ambiental de atividades rurais e agroindustriais, com o engenheiro agrônomo, Marco Antonio Tirelli, gerente Regional e Técnico da Fepam, e coordenador do Balcão de
Licenciamento Ambiental Único da Região da Campanha, Fronteira Oeste e Missões. Benefícios das Ciências Agrárias para o agronegócio terá como palestrante o coordenador dos cursos de Engenharia Agrícola e Agronomia da Uri Santiago, Claiton Ruviaro, às 14h30, enquanto que o coordenador da Comissão Provisória da Aprosoja/RS, Pedro Réus Nardes, abordará com os presentes às 15h o tema Formação de associação de produtores de soja. Finalizando o encontro, às 16h, o engenheiro agrônomo, e diretor e sócio-proprietário da Safras & Cifras, Cilóter Borges Iribarrem, debaterá a Evolução das empresas rurais e familiares no Brasil.
O seminário tem como finalidade a qualificação do produtor rural e é aberto a toda comunidade. O investimento é de R$ 15,00 para sócios do Sindicato Rural e de R$ 25,00 para os demais, já incluso o almoço.
(A Razão, 09/09/2008)