Integrantes do governo do RS irão avaliar processo de tratamento de resíduos de couro
Com o objetivo de conhecer a tecnologia desenvolvida pela Universidade de Bologna no tratamento de resíduos do couro, o secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, e a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, embarcam no próximo sábado para a Itália liderando missão do governo gaúcho àquele país. O Rio Grande do Sul produz de 50 a 60 mil toneladas/ano desse tipo de resíduo que, devidamente tratado, pode se transformar em fertilizante orgânico.
Por iniciativa da governadora Yeda Crusius, a missão do governo gaúcho terá a participação de técnicos da Fepam, Caixa RS, Bndes, além de representantes da indústria, da Assembléia Legislativa e do Ministério Público.
Para Otaviano Moraes, a mortandade de peixes ocorrida no Rio dos Sinos no final de 2006 é um exemplo claro sobre os efeitos destes resíduos não tratados no corpo hídrico, daí a necessidade da busca de soluções concretas, como a da tecnologia italiana.
– As principais mazelas em termos de qualidade do meio ambiente no Rio Grande do Sul seguramente nos levam aos resíduos do couro nos municípios do Vale do Rio dos Sinos – avalia o secretário.
A missão gaúcha também será recebida nos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente italianos, além de visitar empresas e repartições governamentais.
(ClicRBS, 08/09/2008)