O presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB), propôs na sexta-feira (05/09) a constituição de um Fórum Nacional em Defesa do Setor Primário, principalmente em relação ao preço dos fertilizantes.
O objetivo, segundo ele, é criar mecanismos de defesa da vulnerabilidade do produtor e pressionar o governo federal a detectar as causas do aumento abusivo dos insumos agrícolas e adotar medidas de proteção. “O adubo impacta em toda a cadeia produtiva, e este Fórum serviria como um instrumento de proteção para que os agricultores do Rio Grande do Sul e do país não sejam obrigados a pagar para produzir”, disse.
Durante visita ao estande da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alceu Moreira recebeu do presidente da entidade, Renato Caiaffo da Rocha, documento para que o Parlamento gaúcho cobre do Ministério da Agricultura mais rigor e fiscalização dos fertilizantes quanto a sua qualidade e concentração de nutrientes.
De acordo com Rocha, uma análise do produto realizada no mês passado detectou irregularidades quanto à concentração de nutrientes, incompatíveis com as informações contidas das embalagens. “Acentua-se a este fato o elevado custo de produção para a próxima safra, onde o insumo que teve o maior reajuste foi dos fertilizantes”, alertou.
O presidente Alceu Moreira pediu que a entidade se organize e encaminhe à Assembléia Legislativa um relatório com “números absolutamente claros” para que a Casa possa defender o setor junto ao governo.
(Por Roberta Amaral, Agência de Notícias AL-RS, 05/09/2008)