O primeiro-ministro inglês Gordon Brown prometeu libertar o Reino Unido da “ditadura do petróleo”, num discurso proferido na Confederação da Indústria Britânica (CBI) em Glasgow.
O dirigente trabalhista apelou a “uma revolução na maneira como pensamos e utilizamos os recursos” e considerou que “uma maior eficiência energética e uma maior segurança nos abastecimentos” devem passar pela “redução da nossa dependência petrolífera e pela criação de uma economia pouco poluente”.
Brown prometeu que, até 2020, o consumo de petróleo no país “será reduzido em 20 por cento”, sem fazer diminuir a riqueza do país. Para isso, o chefe de Governo anunciou a aprovação de um novo parque eólico off-shore, ao largo de Barrow-in-Furness (noroeste de Inglaterra), previsto ser “um dos maiores do Reino Unido”. O parque eólico de Duddon Sands terá 139 turbinas.
Além disso, Brown anunciou um “importante” programa piloto para “explorar o papel das viaturas eléctricas como meio de transporte sustentável”. Será criado um “grupo de trabalho conjunto indústria-governo” para gerir com maior eficiência as reservas de petróleo do Mar do Norte.
(AFP, Ecosfera, 05/09/2008)