A indústria eólica norte-americana atingiu este ano os 20 mil Megawatts (MW) de potência instalada, produzindo electricidade suficiente para abastecer 5,3 milhões de lares ou uma frota de mais de um milhão de veículos híbridos, anunciou ontem a Associação Americana de Energia Eólica (AWEA, sigla em inglês).
Estes 20 mil MW podem gerar tanta electricidade por ano como 28,7 milhões de toneladas de carvão ou 90 milhões de barris de petróleo, segundo dados da AWEA, divulgados em comunicado. A energia eólica produzida evita a emissão de 34 milhões de toneladas de dióxido de carbono, por ano, ou seja, o equivalente a retirar 5,8 milhões de veículos das estradas.
Segundo a associação, “os Estados Unidos são agora o líder mundial na geração de energia eólica”. Enquanto a Alemanha tem mais capacidade instalada (23 mil MW), os Estados Unidos estão a produzir mais electricidade devido aos seus ventos mais fortes.
Este ano deverão ser acrescentados mais 7500 MW de nova capacidade instalada, adianta a associação. Mas, apesar destes números, os 20 mil MW apenas representam 1,5 por cento da electricidade norte-americana.
Em Portugal, a potência eólica ligada à rede representa, actualmente, cerca de 16 por cento do total da capacidade instalada no Sistema Eléctrico Nacional, segundo a Rede Eléctrica Nacional (REN). No final do primeiro semestre deste ano, estavam em funcionamento 161 parques eólicos, com uma potência total de 2244 MW.
(Ecosfera, 05/09/2008)