Depois de vários meses em processo, foi renovada a licença de operação do Parque Municipal do Chimarrão, de Venâncio Aires, emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O documento foi recebido pelo prefeito Almedo Dettenborn. O encaminhamento das solicitações foi feito pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente.
A bióloga da secretaria, Mariana Faria Correa, informou que foram necessárias muitas modificações no parque e outras ainda estão sendo realizadas, dentre elas a remoção de praticamente todas as edificações da beira da sanga da areia. Ela afirma que nos próximos 60 dias serão retiradas todas as construções irregulares e removidos os entulhos.
Mariana lembra que o plantio de árvores nativas também será intensificado. “Há três anos são plantadas árvores no parque. Só esse ano foram mais de 500 mudas. Também serão isoladas e identificadas as áreas de plantio e recuperação ambiental, evitando pisoteio de pessoas e animais e estacionamento de veículos, permitindo a pega e pleno desenvolvimento dos vegetais”, afirma.
O programa de educação ambiental, iniciado durante a Fenachim de 2006, terá continuidade, conforme a bióloga, e já estão sendo instaladas mais lixeiras e mais cartazes. Também serão colocadas fossas-filtros em todas as unidades, assim como já ocorreu em algumas. “A idéia é que cada vez mais os cidadãos possam usufruir de um parque em harmonia com a natureza e dentro da legislação ambiental”, explica Mariana.
(Gazeta do Sul, 07/09/2008)