O governador do Flórida, Charlie Crist, declarou nesta sexta-feira (05/09) o estado de emergência perante a ameaça do furacão "Ike", que poderia afetar o sul desta península americana na próxima semana, após atingir Bahamas e Cuba.
A ordem emitida por Crist permite "buscar ajuda direta de qualquer das agências do Governo americano" e dos organismos locais, estaduais e regionais.
O "Ike" é um "extremamente perigoso" ciclone de categoria 3 que avança hoje para as Bahamas com ventos máximos sustentados de 195 km/h e poderia girar depois para o sul da Flórida.
Segundo o cone de projeção de sua trajetória, poderia tocar terra na terça-feira no extremo sul do estado, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, em inglês).
Crist ordenou que a Guarda Nacional da Flórida fique alerta durante o tempo que durar o estado de emergência e autorizou o Departamento de Transporte americano a não exigir o pagamento de pedágio nas estradas do estado, que preste assistência e facilite as evacuações.
Além disso, concede às principais agências do estado a responsabilidade para o uso público dos edifícios e a decisão de fechá-los durante a situação de emergência.
Permite também abrir refúgios nos colégios e universidades do estado para as pessoas que possam ser evacuadas.
(
EFE, 05/09/2008)