Programa Estadual de Educação Ambiental (PEEA), será inserido nas escolas da rede pública estadual de Goiás. É o que está previsto em projeto do deputado estadual Padre Ferreira (PSDB). A matéria foi aprovada nesta terça-feira (02/09), na Comissão de Constituição e Justiça, e aguarda votação em plenário.
A matéria determina que órgãos como Secretaria de Educação, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Conselho Estadual do Meio Ambiente desenvolvam atividades extra-classe, e realizem palestras destinadas à formação da consciência ecológica dos alunos.
O projeto visa também envolver atividades práticas, como o plantio de árvores, a preservação das matas ciliares e nascentes dos rios, a coleta seletiva dos resíduos sólidos, envolvendo a educação ambiental e a importância da preservação das florestas e da biodiversidade.
Para o deputado Padre Ferreira, “já está mais do que provado que o poder público não tem condições de realizar todas as atividades de interesse coletivo sem a participação popular”.
“Possibilitando a cooperação de entidades não governamentais, por meio das escolas públicas, estaremos tornando a educação mais pragmática e, certamente, aumentando as possibilidades de êxito, uma maior integração entre o jovem estudante e a comunidade onde ele vive”, justifica Padre Ferreira.
(AL-GO, 04/09/2008)