O Certificado de Responsabilidade Social 2008 vai contemplar 24 empresas, que tiveram seus balanços sociais aprovados pela Comissão Mista de Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa do Mato Grosso (AL-MT). A cerimônia de entrega será em novembro, no Plenário das Deliberações Renê Barbour.
A Lei nº 7.687 de 25/06/2002, que criou o Certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso, é de autoria do deputado José Riva, dos ex-deputados estaduais, conselheiro Humberto Bosaipo e deputado federal Eliene Lima. Objetivo é promover o reconhecimento público das instituições, empresas, órgãos públicos e Organizações Sociais de Interesse Público.
Nesta semana, o primeiro-secretário, deputado José Riva, destacou na tribuna do legislativo a importância das empresas participarem. “O certificado demonstra o nosso reconhecimento com as empresas que se preocupam com o balanço social, que trabalham com responsabilidade fiscal, social e ambiental”, explicou Riva.
Em 2006, quando foi lançado o certificado, cinco empresas privadas foram contempladas. Em 2007, a Comissão Mista de Responsabilidade Social recebeu 19 Balanços Sociais e aprovou 18. De acordo com o coordenador da comissão, Sérgio Ricardo Inoui, neste ano a Assembléia Legislativa em parceria com as 10 instituições que compõem essa comissão, fortaleceu o trabalho e possibilitou aumento do número das empresas interessadas em participar.
Além da AL, compõem a comissão: Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Serviço Social da Indústria (Sesi), Sindicato dos Profissionais de Contabilidade em Mato Grosso (Sincon), Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS 20ª Região-MT), Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá (BPW), Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA/MT), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).
Balanço Social
Entende-se por Balanço Social o documento pelo qual as empresas e demais entidades apresentam dados que permite identificar o perfil da sua atuação social durante o exercício anterior, a qualidade de suas relações com os empregados, o cumprimento das cláusulas sociais, a participação dos empregados nos resultados econômicos e as possibilidades de desenvolvimento pessoal, bem como a forma de interação das empresas e de demais entidades com a comunidade e sua relação com o meio ambiente.
Abaixo, relação das empresas que serão certificadas em 2008:
Açofer Indústria Comércio Ltda – Cuiabá
Agro Amazônia Produtos Agropecuários Ltda – Cuiabá
Bimetal – Cuiabá
Biológica - Farmácia de Manipulação e Homeopatia – Cuiabá
BPW Cuiabá - Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – Cuiabá
Brasil Telecom S/A – Filial Mato Grosso – Cuiabá
Cemat Rede Energia - Centrais Elétricas Matogrossenses S.A. - Rede Empresas de Energia Elétrica – Cuiabá
Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Mato Grosso (CRC-MT) – Cuiabá
Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A Regional de Transmissão do Mato Grosso – Cuiabá
Farmácia Nossa Senhora de Fátima – Cuiabá
Grupo André Maggi – Rondonópolis
Grupo Cometa - Motos Mato Grosso Ltda – Cáceres
MT Fomento – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Cuiabá
O Boticário - Matos & Matos Ltda – Cuiabá
Refrigerantes Marajá S/A - Várzea Grande
SENAI de MT - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Cuiabá
SESC de MT - Serviço Social do Comércio – Cuiabá
SESI de MT Serviço Social Industrial – Cuiabá
Supermercado Modelo Ltda - Várzea Grande
UNIC – União das Escolas Superiores de Cuiabá – Cuiabá
Unimed Cuiabá - Cooperativa de Trabalho Médico – Cuiabá
Unimed Vale do Sepotuba - Tangará da Serra
UNITAS - União das Faculdades de Tangará da Serra - Tangará da Serra
Usinas Itamarati S/A - Nova Olímpia
(Por Itimara Figueiredo, Secretaria de Comunicação AL-MT, 04/09/2008)