O fortalecimento da gestão dos recursos hídricos catarinenses foi foco de reunião realizada na tarde de quarta-feira (3) entre o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, e professores de universidades catarinenses e representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
As universidades catarinenses estão desenvolvendo um projeto sobre águas subterrâneas, com recursos de emenda parlamentar de Santa Catarina. A ANA é apoiadora do projeto, que tem o objetivo principal de gerar conhecimentos técnicos e científicos para a proteção e o uso sustentável das águas do Sistema Integrado Aqüífero Guarani - Serra Geral, no sul do Brasil, por meio de uma rede de pesquisa regional e proposição de um marco legal com vistas à gestão transfronteiriça do Sistema.
“Apesar de as águas subterrâneas serem de domínio estadual, a Agência Nacional de Águas tem interesse em colaborar com os projetos que sejam indutores e que estimulem a consolidação das estruturas de gestão dos Estados”, afirmou José Machado.
Também participaram da reunião o deputado federal Cláudio Antônio Vignatti (PT-SC), o assessor parlamentar da ANA, Cláudio Di Mauro, e o especialista em recursos hídricos da Agência, Fernando Roberto de Oliveira.
(Por Carol Braz,
Ascom ANA, 04/09/2008)