Durante a reunião de parlamentares brasileiros com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Jamaica, Kenneth Baugh, na quarta-feira (03/09), o embaixador José Marcus Vinícius de Sousa informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ajudará a Jamaica a se recuperar dos estragos causados pelo furacão Gustav, que passou pelo país na última semana.
Para isso, enviará recursos em dinheiro por meio da embaixada brasileira, que o aplicará em bens escolhidos pelo governo local, de acordo com as necessidades dos jamaicanos. O anúncio foi feito por José Marcus de Sousa durante visita de delegação de senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado ao ministro jamaicano.
O embaixador também entregou ao ministro jamaicano uma carta do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, pedindo apoio da Jamaica para a candidatura do país à Corte Internacional de Justiça. Baugh afirmou que vai considerar o assunto. A votação será realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, em novembro.
(Por Silvia Gomide, Agência Senado, 04/09/2008)