O presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Alceu Moreira (PMDB), visitou na tarde desta quinta-feira (04/09) a Casa da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). Na oportunidade, Moreira falou da importância da pesquisa e da integração dos diversos órgãos de Estado.
Moreira disse na Fepagro, que há pouco tempo o Rio Grande do Sul estava fora do mapa do zoneamento da cana-de-açúcar e que por meio da parceria com entidade de pesquisa foi possível mostrar ao governo federal que o RS tem condições de produzir a cana-de-açúcar tanto quanto o Paraná e São Paulo. "Empreendemos uma luta política e técnica. Chamamos o pessoal de São Paulo e do Ministério da Agricultura e fizemos um debate claro. Tivemos quatro audiências com o ministério e hoje temos aqui o mapa que diz onde, no Rio Grande do Sul, pode ser plantada cana-de-açucar", explicou o presidente da AL-RS.
Para Alceu Moreira, foi necessário fazer o bom debate para mostrar ao Ministério da Agricultura que o Estado tem todas as condições de produzir cana-de-açucar. "Neste mapa podem ser disponibilizados até mil hectares para o cultivo do produto, o que torna o RS não apenas auto-suficiente, mas exportador de álcool e açucar. Isso nos dará independência econômica sem ter de pagar ICM para São Paulo e ainda possibilita a criação de emprego e renda", concluiu Moreira.
A Fepagro lançou nesta tarde, o Boletim Técnico sobre Zoneamento Agroclimático para a Cultura da Cana-de-Açúcar no RS.
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 04/09/2008)