As comissões que representam o setor primário na Câmara dos Deputados, em Brasília, e na Assembléia Legislativa do RS, em Porto Alegre, se únem nesta sexta-feira (05/09) para discutir a conjuntura atual do agronegócio gaúcho e brasileiro. Durante a 31ª Expointer, integrantes dos órgãos técnicos e representantes do governo irão debater também a escalada dos preços dos insumos agrícolas. A mesa redonda terá início às 9h30min, na Casa da Tecnologia do Ministério da Agricultura/Embrapa, localizada na Quadra 18, do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Durante a feira que exalta a riqueza do setor agropecuário gaúcho, no país como um todo e também no Exterior, deputados buscam gestionar soluções para percalços e dificuldades enfrentadas pela cadeia produtiva. O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo do Legislativo gaúcho, deputado Adolfo Brito (PP), destaca que os aumentos dos insumos no mercado internacional, entre fevereiro de 2007 e 2008, alcançaram índices entre 100% e 200%.
“O Brasil importa em torno de 70% dos fertilizantes que consome e utiliza, especialmente, nas lavouras de soja e milho, com gastos que podem ultrapassar um terço do custo de produção”, alerta o parlamentar, que coordenará a audiência pública ao lado do presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).
Entre os participantes do evento, destacam-se o Chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Derli Dossa; presidente da Federação da Agricultura do RS, Carlos Sperotto; secretário estadual da Agricultura, João Carlos Machado; demais representantes de entidades ligadas ao setor e também deputados estaduais e federais.
(Por Joana Colussi, Agência de Notícias AL-RS, 04/09/2008)