O Sistema Fiesc dá início hoje, em Chapecó, à série Encontro Desenvolvimento Sustentável, que será realizada também em Lages, Joinville, Criciúma, Florianópolis e Blumenau. Nos seis eventos serão apresentadas experiências de sucesso na promoção do desenvolvimento sustentável nas áreas da educação e mercado de trabalho, meio ambiente e responsabilidade social. Durante os encontros também haverá o lançamento de três publicações sobre os temas propostos. Ao longo das últimas décadas, as empresas mais avançadas em termos de gestão perceberam que existe uma relação direta entre produção, lucratividade, capacitação, bem-estar dos trabalhadores e a sustentabilidade ambiental de suas atividades.
Principal bem intangível das empresas, o capital humano figura entre os principais pilares do desenvolvimento sustentável e vem recebendo atenção especial e cuidados integrais. Sem investir nas pessoas, não há país ou negócio de sucesso. Em tempos de forte competição entre as nações, é necessário investir na formação de recursos humanos de alta qualidade, que permitam ao Brasil concorrer com países que fizeram da educação seu principal diferencial. Da mesma forma, o equilíbrio ambiental, considerando as especificidades de cada região, representa benefícios para a comunidade e também a perenidade dos negócios, garantindo o futuro desta e das próximas gerações.
Estas questões fazem parte do dia-a-dia do Sistema Fiesc, que ajuda a indústria catarinense a enfrentar o desafio de gerar riqueza, mantendo o bom relacionamento com o meio ambiente e com os seus públicos. E é sobre estes temas que a comunidade industrial catarinense vai se debruçar nos eventos que se iniciam hoje.
(Por Alcantaro Corrêa,
Diário Catarinense, 04/09/2008)