Na tentativa de acabar com o consumo de qualquer produto fumígeno derivado do tabaco em ambientes coletivos, o deputado Giancarlo Tomelin (PSDB) apresentou, na tarde desta quarta-feira (03/09), um projeto de lei de sua autoria e solicitou à presidência da Casa uma atenção especial, uma vez que, o assunto abrange toda a sociedade.
De acordo com o parlamentar, o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto de origem do tabaco estará proibido em todo o território catarinense. “A idéia partiu de inúmeras sugestões que chegam diariamente em meu gabinete. A partir da colaboração da sociedade podemos elaborar projetos e buscar pôr em prática a partir da legislação”, frisou.
Tomelin ressaltou que o projeto de sua autoria já estava pronto desde o dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, porém sua apresentação só foi possível hoje. “No Brasil, apenas 16% da população é fumante, por isso faço um apelo aos demais parlamentares para tornar viável a lei proposta. A saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Acredito que a partir de leis como essa possamos garantir a redução do risco de doenças”, reforçou.
(Por Tatiani Magalhães, Ascom AL-SC, 03/09/2008)