O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) anunciou nesta quarta-feira (03/09) a disposição do governo federal de construir uma ponte sobre o Rio Matapi, no município de Santana, uma das "obras estruturantes" demandadas pelo estado. A promessa foi feita nesta terça-feira (02/09) a Gilvam e a um grupo de parlamentares pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.
Na audiência com o ministro, Gilvam explicou que está em negociação a apresentação de uma emenda de bancada prevendo recursos para a ponte no Orçamento de 2009. Segundo o senador, o ministro disse que, se a emenda for aprovada, o governo liberará os recursos.
Gilvam Borges disse que a ponte é importante, entre outras razões, porque abrirá caminho para obras necessárias à instalação das empresas da futura Zona Franca Verde. O senador acrescentou que a nova fronteira de expansão econômica terá um impacto significativo na geração de trabalho e renda para o povo do Amapá. Santana, que faz divisa com o município de Mazagão, é o segundo maior do estado e tem o segundo maior porto da Amazônia.
O parlamentar informou também que recentemente esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tratando da licitação do primeiro trecho do linhão (linha de transmissão) da hidrelétrica de Tucuruí, outra das obras de infra-estrutura aguardadas pelo povo amapaense.
No entender de Gilvam Borges, o Amapá "é portal da Amazônia, por estar em posição geoestratégica", isto é, dentro da Amazônia, mas próximo ao mar e aos países da América Central, do Caribe e da América do Norte.
- Estamos preparando o estado para um desenvolvimento seguro nos próximos cincos anos por meio de economia própria e próspera, não só na agroindústria, mas também na indústria e no comércio - disse.
Em aparte, o líder do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), saudou a volta de Gilvam ao Senado. O senador encontrava-se em licença médica.
(Por Nelson Oliveira, Agência Senado, 03/09/2008)