Ao comemorar a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao seu estado para participar da solenidade de coleta simbólica que deu início à extração de petróleo na camada pré-sal , no litoral brasileiro, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (03/09), a necessidade de o país industrializar o óleo das novas reservas, a fim de agregar mais valor às futuras exportações de derivados.
Renato Casagrande reivindicou para o Espírito Santo a instalação de uma refinaria de terminal de gás liquefeito e de uma fábrica de fertilizantes. O parlamentar elogiou a disposição de Lula, demonstrada em seu discurso, no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, de não transformar o Brasil em apenas um exportador de petróleo in natura e de gás natural e de utilizar os recursos da exploração do pré-sal na melhoria da educação e no combate à pobreza.
- O Brasil reúne todas as condições de refinar o petróleo aqui mesmo e faturar mais com os seus derivados. E é nessa direção que estamos [a bancada capixaba] trabalhando - disse.
Ele considerou ainda fundamental que se altere o marco regulatório do setor petrolífero nacional, para que os recursos da produção na camada pré-sal fiquem, em maior proporção, no país, e não sejam drenados para o exterior.
Aeroporto de Vitória
Renato Casagrande solicitou ainda apoio do governo federal para a retomada das obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Vitória, paralisadas há alguns meses por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) devido à ocorrência de irregularidades no processo licitatório.
Em referência ao episódio da suposta interceptação, por servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), de conversas telefônicas de altas autoridades da República, o parlamentar elogiou a decisão tomada por Lula de afastar os diretores do órgão e defendeu o aprofundamento das investigações.
(Por Laércio Franzon, Agência Senado, 03/09/2008)