Contrariando informações de que o projeto Pontal do Estaleiro seria votado ontem (03/09), o diretor-geral da Câmara Municipal de Porto Alegre, Carlos Norberto Fraga, garante que o projeto deverá ser votado pelo Plenário da Casa na próxima quarta-feira (10/09). O projeto tramita no Legislativo em regime de urgência.
O polêmico projeto de lei que trata do Pontal do Estaleiro é assinado por 17 vereadores e propõe a mudança no Plano Diretor para a região, permitindo a construção de prédios residenciais em alturas superiores às previstas atualmente.
Representantes do movimento ambientalista pretendem aproveitar esta a semana de prazo para pressionar pela não aprovação do projeto, "confrontando a pressão que a indústria da construção civil está fazendo sobre os vereadores", observa Edi Fonseca, presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan).
Há poucos dias, a Agapan lançou uma campanha pela preservação da Orla, com um abaixo-assinado eletrônico, que pode ser conferido aqui.
Texto da Assessoria de Imprensa da Câmara destaca que a bancada do PT e o vereador Beto Moesch (PPS) são contrários à proposta e tentam evitar essa votação de todas as formas, recorrendo a todos os recursos protelatórios que dispõem. "Sem pressão, o projeto vai passar", diz Edi Fonseca.
(Por Adriane Bertoglio Rodrigues, EcoAgência, 03/09/2008)